Você já pensou em fazer turismo pela periferia da sua cidade? A Prefeitura do Recife (PCR) acredita no potencial dessas regiões e fortalece o turismo através do projeto Recife da Gente. A iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer vai abranger as ações do Turismo de Base Comunitária e, inicialmente, concentrará esforços em três localidades: Bomba do Hemetério, Morro da Conceição e Alto José do Pinho, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre.
E por experiência própria vale a pena conhecer de perto esses locais. Dos três bairros que fazem parte do projeto, já visitamos, como turistas da própria cidade, o Morro da Conceição. Já frequentamos o morro há mais de 10 anos no período da festa de Nossa Senhora da Conceição, mas foi através do Olha!Recife, outro projeto da PCR, que subimos a ladeira com outro olhar. E é uma experiência que vale muito a pena.
Por conta do Recife da Gente, os três bairros irão receber investimentos para atrair o olhar do turista. Entre as ações programadas para o Morro da Conceição estão a implantação de uma via sacra na escadaria do morro, que reproduzirá em ladrilho das 14 estações do trajeto que Jesus fez carregando a cruz do Pretório até o Calvário. As estações serão executadas por artistas da comunidade, sob a coordenação do artista plástico Max Di Castro, do Largo Dom Luiz até o santuário, no topo do morro. O trabalho deve ser iniciado em julho e concluído até a festa da santa, em dezembro.
Outra ação executada no Morro da Conceição será a intervenção para promover melhorias na estrutura física da sede da tradicional escola de samba Galeria do Ritmo. Serão reformados os banheiros e elaborado um calendário oficial de ensaios e oficinas para atrair os visitantes. As mesmas melhorias serão promovidas na sede da escola Gigantes do Samba, na Bomba do Hemetério. Outra ação que será executada na localidade é o apoio à Bombart, animada feira mensal realizada no Largo da Bomba do Hemetério, onde são vendidos produtos manufaturados pela própria comunidade.
No Alto José do Pinho, a PCR, através da Secretaria de Turismo e Lazer, continuará atuando no apoio à tradicional festa Kizomba, realizada no primeiro domingo de cada mês, para celebrar a cultura de matriz africana, com apresentações de grupos de maracatu, caboclinho, afoxé e samba.
Turismo nas periferias do Recife
4/
5
Oleh
Unknown